Ricardo Queirós vence o Prémio Inovação Pedagógica em Ensino a Distância (PIPED)

25 February 2013
Ricardo Queirós foi o vencedor do Prémio Inovação Pedagógica em Ensino a Distância (PIPED), prémio atribuído na cerimónia comemorativa do 28º aniversário do IPP e cujo valor é de 2000 euros.
O Instituto Politécnico do Porto instituiu o PIPED, visando distinguir dentro do IPP aqueles que apostam em estratégias pedagógicas inovadoras, recorrendo às tecnologias da informação e comunicação, com aplicação no ensino a distância.

O projeto premiado chama-se Ensemble e foi desenvolvido pelo Ricardo Queirós no âmbito do seu doutoramento com a orientação do Prof. José Paulo Leal. O Ensemble é uma ferramenta conceptual para organizar redes de sistemas e serviços de e-learning baseados em standards internacionais de conteúdo e comunicação. O Ensemble é focado exclusivamente no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o foco está na coordenação dos serviços pedagógicos que são típicos no quotidiano de professores e alunos nas escolas, tais como a criação, resolução, entrega e avaliação de exercícios.